Se Eu Fosse Presidente ...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Tema: EducaçãoPor Veridiana Mercatelli

Se eu fosse presidente do Brasil, mudaria muitos aspectos da educação. Em primeiro lugar, eu investiria pesado na inclusão digital, levando mais computadores para as escolas públicas. Acho que a internet, quando é bem usada, pode ser aliada do ensino. Além disso, a educação seria mais moderna e ágil do que é hoje em dia. Dessa forma, as próximas gerações estariam mais preparadas para o futuro.

Professores

Minha outra proposta seria investir bastante no preparo e na atualização dos professores de escolas públicas e privadas. Eu acho que os meus são bem preparados. Mas penso que, de uma maneira geral, faltam aulas mais interativas nas escolas, que mostrem o conteúdo das matérias na prática. Gostaria de ver como as coisas funcionam e como podemos usar o que aprendemos no dia-a-dia. Assim, tenho certeza de que os alunos teriam muito mais interesse na escola do que têm hoje em dia.

Tchau, provas
O método de avaliação também é um ponto que, na minha opinião, precisa ser repensado. As provas só deixam o estudante mais nervoso, preocupado com o que vai (ou não) cair. E o único objetivo dele, no final das contas, é tirar nota suficiente para passar de ano. Para isso, o aluno acaba decorando a matéria, colando, pedindo nota ao professor... Se a avaliação fosse feita somente por meio de trabalhos, seria muito melhor, porque, dessa forma, temos mais tempo para realizamos pesquisas, aprendemos mais, "gravamos" mais as informações, já que há maior empenho em cima da matéria.
Por último, se eu fosse presidente, também tornaria um pouco mais rígida a questão da aprovação ou reprovação dos estudantes. Tem muita gente que não faz nada o ano todo, não estuda, tira notas baixas, mas consegue passar de ano da mesma forma que os alunos que se empenham muito.Ou seja, eles saem "lucrando" tanto quanto os outros. Se os professores virem que o aluno não fez nada durante o ano, não têm de aprová-lo só porque ele ou os pais dele querem."




Texto Retirado Do Site Atrevida.com

Autora :

Luiza Rufino Santana,15 anos, 1º ano do ensino médio"Se a avaliação fosse feita somente com trabalhos, seria muito melhor, porque, dessa forma, temos mais tempo para preparar o conteúdo..."

1 pessoas bobearam:

  1. Maluziinha disse...:

    oo povoo que copiia e colaa viiu
    neem lii
    maais tôo comentandoo soo pq vc pediiu e pq eeu amo tú treiin♥